O avestruz do "Senta a Pua" nasceu a bordo do "UST Colombie", no deslocamento de Suffolk, nos EUA, para Livorno, na Itália, tendo como "pai" o Capitão Aviador Fortunato Câmara de Oliveira.

A idéia do avestruz guerreiro foi baseada na comparação feita no começo da guerra pelo então Cel.Av. Geraldo Guia Aquino, que dizia que os pilotos brasileiros, quando no exterior, pareciam um bando de avestruzes pois andavam sempre em grupo e comiam qualquer coisa que lhes aparecesse pela frente. O motivo pelo qual normalmente andavam em grupo era que poucos deles falavam inglês e, portanto, os demais andavam sempre em volta de quem pudesse servir de intérprete. Na hora de comer, não era incomum o que dominava a língua inglesa pedir um prato e os demais apenas repetirem "the same thing" (a mesma coisa), mesmo sem saber exatamente o que o primeiro havia pedido.

 Com esse motivo não foi difícil ao Capitão Fortunato, tomando por inspiração a figura longilínea e de nariz afilado do 2° Tenente Aviador Pedro de Lima Mendes, ou "Limatão", como era conhecido entre os pilotos, imaginar o avestruz guerreiro.

 

"Durante a viagem no Colombie alguém disse: “Nós precisamos bolar o nosso símbolo”, e na discussão, disseram: “A coisa que mais nos caracteriza aqui é o fato de nós sermos ‘avestruzes', comendo essas coisas”. Todos acharam uma boa idéia, e ficou a pergunta: “Quem é mais parecido com avestruz aqui?”. “O Lima Mendes”, concordou o grupo. Aí eu pedi para o Lima Mendes posar um pouquinho, fiz a caricatura dele, depois adaptei a cara do avestruz e acrescentei as cores , tudo com um significado especial."

Brig. Fortunato Câmara de Oliveria, em entrevista para o documentário "Senta a Pua"

Interpretação da bolacha do 1º GAvCa
  • A bolacha tem seu formato definido por uma elipse onde o eixo menor (horizontal) corresponde a 80% do eixo maior (vertical).
  • A faixa dupla verde-amarela (com espessura igual a 6% do diâmetro da elipse) que circunda o avestruz representa as cores nacionais e, por conseqüência, o Brasil.
  • O avestruz, inpirado no perfil do Ten. Av. Lima Mendes, é uma referência bem-humorada ao estômago dos pilotos brasileiros.
  • O quepe representa o piloto, oficial da FAB.
  • O escudo, a robustez do P-47 Thunderbolt e a proteção ao piloto.
  • O fundo azul do escudo e o Cruzeiro do Sul em destaque lembram os céus do Brasil.
  • A pistola simboliza potência de fogo do P-47 Thunderbolt.
  • A nuvem representa o espaço aéreo, o 'chão' dos pilotos de caça.
  • O fundo vermelho, o sangue derramado pelos mortos e feridos em combate.
  • A exclamação "Senta a Pua !" é o grito de guerra dos homens que fazem parte do 1° GAvCa.
  • A bolota de fumaça representando a explosão da "flak", acrescentado à bolacha após a guerra, representa a artilharia anti-aérea inimiga.

E assim surgiu o avestruz, que atravessou gerações de caçadores e hoje voa orgulhosamente estampado nos Northrop F-5EM Tiger II do atual 1°/1° GAvCa.

Jambock.com.br - Versão 4 - Março de 2015
© Copyright 2000 - 2017 Vicente Vazquez