Considerado pela USAAF como "war weary", o North American B-25C Mitchell nº 41-12872 (construction number 85 5507) "Desert L'il" foi cedido pela 12th AF ao 1º GAvCa e utilizado por este como transporte em Pisa. A julgar pela bolacha estampada na fuselagem dianteira direita, a aeronave pertenceu ao 12th Bombardment Group, conhecido como "Earthquakers" e muito provavelmente foi convertida para transporte quando da transição do 12th BG para os mais modernos B-25J. Os "Earthquakers" serviram no teatro de operações do Mediterrâneo até fevereiro de 1944, quando foram transferidos para o "CBI", teatro de operações que compreendia China, Burma e India.

As fotos coloridas do "Desert L'il" revelam uma camuflagem verde e bege na parte superior e cinza na inferior. O nome "Desert L'il" encontrava-se pintado na parte dianteira direita da fuselagem, logo abaixo do párabrisas e na altura das janelas laterais do bombardeador. Percebe-se uma silhueta feminina logo atrás no nome da aeronave, ficando a impressão de se tratar de uma "nose-art" que ficou coberta sob pintura posterior, mas ainda visível. O nome "Earthquakers" era pintado no mesmo lado, abaixo da janela lateral do bombardeador, ficando a bolacha do grupo pintada do lado esquerda da fuselagem dianteira. Outras características eram as pernas do trem de pouso pintadas em vermelho e o número de série (41-12872) pintado apenas no lado externo da empenagem direita. O "Desert L'il" nunca recebeu uma matrícula FAB (o que só ocorreu com aeronaves enviadas de volta ao Brasil) e terminou seus dias de maneira inglória, dado como perda total num acidente durante o pouso em Atenas.

Jambock.com.br - Versão 4 - Março de 2015
© Copyright 2000 - 2017 Vicente Vazquez