por Joe Baugher - www.joebaugher.com - traduzido e transcrito sob autorização.

Após o cancelamento do contrato para a produção do P-60A, em janeiro de 1942, a Curtiss- Wright, conhecida pela produção do famoso P-40 Warhawk, recebeu um contrato da USAAF para produzir o Republic P-47D Thunderbolt sob licença em sua fábrica de Buffalo. A versão construída pela Curtiss recebeu a designação P-47G.

O primeira entrega de um P-47G ocorreu em dezembro de 1942, sendo que os vinte primeiros aviões produzidos pela Curtiss (P-47G-CU) eram similares ao P-47C, mas os restantes eram aeronaves iguais aos P-47D construídos pela Republic. A Curtiss produziu um total de 354 aeronaves P-47G Thunderbolt de diversos subtipos até março de 1944, aeronaves essas que podiam ser distinguidas de seus pares construídos pela Republic Aviation apenas pelo número de série.

Como os P-47G normalmente saíam defasados em relação aos P-47 produzidos pela Republic no que dizia respeito aos refinamentos mais avançados, a maioria dos Thunderbolts construídos pela Curtiss foram usados na função de treinamento e muito poucos foram enviados para os teatros de operações.

Dois Curtiss P-47G foram convertidos para aeronaves de treinamento com dois assentos em tandem. Um dos tanques de combustível da fuselagem foi removido, dando lugar ao segundo cockpit. Conhecidos como TP-47G, essas aeronaves tinham o mesmo armamento da versão monoplace.

Um dos Thunderbolts fabricados pela Curtiss, o P-47G-15-CU n° 42-25234, encontra-se hoje preservado e em plenas condições de vôo no "Planes of Fame Museum", em Chino, California.

Blocos de Produção do P-47G
Subtipo Números de série Quantidade
Curtiss P-47G-CU Thunderbolt 42-24920 a 42-24939 20
Curtiss P-47G-1-CU Thunderbolt 42-24940 a 42-24979 40
Curtiss P-47G-5-CU Thunderbolt 42-24980 a 42-25039 60
Curtiss P-47G-10-CU Thunderbolt 42-25040 a 42-25119 80
Curtiss P-47G-15-CU Thunderbolt 42-25120 a 42-25273 154
Total   354

*Nota: os sufixos "RA" (Evansville) e "RE" (Farmingdale) indicam a fábrica da Republic Aviation onde determinado bloco de produção foi fabricado. O sufixo "CU" indica que a aeronave foi fabricada pela Curtiss, em Buffalo.

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