O avestruz do 'Senta a Púa' nasceu a bordo do navio UST Colombie durante o deslocamento do 1º GAvCa dos EUA, para Livorno, na Itália, tendo como seu criador o então Capitão Fortunato Câmara de Oliveira, que além de militar era também um exímio desenhista.

A ideia do avestruz guerreiro foi baseada na comparação feita no começo da guerra pelo então Cel. Av. Geraldo Guia Aquino. Quando, através do programa lend-lease e seguindo acordo feito com o governo Vargas, os americanos cederam novos aviões para a renovação da FAB face à guerra, pilotos brasileiros foram enviados aos EUA para buscar os aviões. Muito poucos desses oficiais sabiam falar inglês e, portanto, lá chegando andavam quase sempre em grupo, em volta daquele oficial com melhor conhecimento da língua local e que pudesse servir de intérprete. Na hora de comer, não era incomum o que dominava a língua pedir um prato e os demais apenas repetirem 'the same thing' (a mesma coisa), nem sempre sabendo exatamente o que o primeiro havia pedido. Junte-se a isso as diferenças de preparo e temperos da comida americana para a brasileira e o Cel. Aquino, então, teria dito: "Nossos pilotos parecem um bando de avestruzes, pois andam sempre em grupo e comem qualquer coisa que lhes aparece pela frente".

Com essa lembrança não foi difícil ao Capitão Fortunato, tomando por inspiração a figura longilínea e de nariz afilado do 2º Tenente Aviador Pedro de Lima Mendes, imaginar o avestruz guerreiro.

"Durante a viagem no Colombie alguém disse: 'Nós precisamos bolar o nosso símbolo', e na discussão, disseram: 'A coisa que mais nos caracteriza aqui é o fato de nós sermos avestruzes, comendo essas coisas'. Todos acharam uma boa ideia, e ficou a pergunta: quem é mais parecido com avestruz aqui? 'O Lima Mendes', concordou o grupo. Aí eu pedi para o Lima Mendes posar um pouquinho, fiz a caricatura dele, depois adaptei a cara do avestruz e acrescentei as cores, tudo com um significado especial."
Brig. Fortunato Câmara de Oliveira, em entrevista ao documentário 'Senta a Púa'.

Vale lembrar que o desenho com o avestruz foi o escolhido dentre outras ideias que também surgiram, como um desenho baseado no personagem Zé Carioca e outro com um Mico-Leão endiabrado.

Interpretação da bolacha do 1º GAvCa

  • A bolacha, conforme usada nos aviões na Itália, tinha seu formato definido por uma elipse onde o eixo menor (horizontal) corresponde a 80% do eixo maior (vertical). Somente após a guerra passou a ter formato arredondado.
  • A faixa dupla verde-amarela (com espessura igual a 6% do diâmetro da elipse) que circunda o avestruz representa as cores nacionais e, por consequência, o Brasil.
  • O avestruz, inspirado no perfil do Ten. Av. Lima Mendes, é uma referência bem-humorada aos pilotos brasileiros.
  • O quepe representa o Oficial- Aviador da FAB.
  • O escudo, a robustez do P-47 Thunderbolt e a proteção ao piloto.
  • O fundo azul do escudo e o Cruzeiro do Sul em destaque lembram os céus do Brasil.
  • A pistola simboliza potência de fogo do P-47 Thunderbolt.
  • A nuvem representa o espaço aéreo, o 'chão' dos pilotos de caça.
  • O fundo vermelho, o sangue derramado pelos mortos e feridos em combate.
  • A exclamação 'Senta a Púa!' é o grito de guerra dos homens que fazem parte do 1º GAvCa.

A ideia de adicionar uma bolota de fumaça representando a flak - a artilharia antiaérea inimiga - surgiu na Itália. Ainda que essa bolota de fumaça apareça em algumas bolachas costuradas em uniformes, é importante frisar que ela foi oficialmente adicionada à bolacha após a guerra, não aparecendo nas bolachas pintadas nos aviões na Itália, tampouco nos que foram trazidos dos EUA imediatamente após a guerra. É erro histórico comum vermos pinturas e desenhos representando caças P-47 do GAvCa na Itália com a bolota de fumaça desenhada na bolacha.

O avestruz atravessou gerações de caçadores e depois de ter sido envergado em Thunderbolts e Meteors hoje voa orgulhosamente estampado nos Northrop F-5EM Tiger II do atual 1º/1º GAvCa.