Em junho de 1945 todos os 26 P-47D que estavam em poder do 1° GAvCa foram levados em voo até Capodichino, ao AAFSC/MTO, onde foram desmontados e enviados por via terrestre para Nápoles, para serem embarcados para o Brasil. No traslado, o P-47D-27-RE nº 42-26788 "A2" acidentou-se durante o pouso, sendo considerado perda total. As 25 aeronaves restantes foram embarcadas e transportadas ao Brasil no SS W. S. Jennings. Gradativamente o restante do material do 1º GAvCa começou a ser encaixotado e enviado ao porto de Nápoles, onde foi embarcado junto ao pessoal de terra e parte dos oficiais aviadores, a bordo do navio de transporte de tropas norte-americano USS General M. C. Meigs (AP-116), iniciando o embarque em 04/06 e partindo 06/07/45. Junto com o pessoal do GAvCa vieram ainda o primeiro escalão da FEB e o pessoal da 1ª ELO.

O 1º GAvCa ainda tinha um crédito de 19 aeronaves junto ao depósito ao "Army Air Force Storage Center" da USAAF. Ao invés de trazer esses 19 aviões para o Brasil, foi feito um acordo com o Governo Norte-Americano (Lend-Lease Project 94381) e essas aeronaves foram trocadas por aeronaves do tipo P-47D-40-RA, mais modernas e bem equipadas do que as versões disponíveis na Europa e que tinham como diferencial a mira K-14, 5 suportes sob cada asa para foguetes HVAR (High Velocity Aircraft Rocket), quilha dorsal instalada de fábrica e um radar de alerta na cauda. Essas aeronaves, trazidas em voo dos EUA por pilotos brasileiros, receberam matrículas FAB que iam de 4129 a 4147

Números de série dos dezenove P-47D-40-RA trazidos em vôo:

45-49228 / FAB 4129 (Nero)
45-49231 / FAB 4130
45-49234 / FAB 4131 (Rui)
45-49235 / FAB 4132
45-49236 / FAB 4133
45-49237 / FAB 4134
45-49238 / FAB 4135
45-49239 / FAB 4136
45-49240 / FAB 4137
45-49243 / FAB 4138
45-49244 / FAB 4139 (Meira)
45-49245 / FAB 4140
45-49246 / FAB 4141
45-49247 / FAB 4142
45-49249 / FAB 4143
45-49251 / FAB 4144 (Assis)
45-49252 / FAB 4145
45-49256 / FAB 4146
45-49262 / FAB 4147

Para fazer a travessia EUA - Brasil, em primeiro lugar foram escalados os pilotos abatidos e que ficaram prisioneiros do lado inimigo, seguidos, em ordem decrescente, pelos pilotos com maior número de missões. O grupo de 20 oficias (19 pilotos + 1 reserva) que trariam as aeronaves decolou de Pisa rumo a Nova York em 14/06/1945, chegando ao seu destino em 16/06/1945. De Nova York, viajaram para Washington de trem, lá chegando em 20/06, onde foram recepcionados pela USAF no Shoreham Hotel e pelos generais Ira C. Eaker, Robert L. Walsh e Hoyt Sanford Vandenberg no Pentágono, com grande cobertura da imprensa local.

Após os voos locais de experiência em Kelly Field para checar as aeronaves, o voo de traslado começou em 05/07/45, contando com dezesseis pernas e sendo concluída em 16/07/45.. Acompanhando o vôo dos Thunderbolt veio o Douglas C-47B-20-DK s/n 43-49782 da USAAF, atuando como aeronave de apoio. 

Oficiais-Aviadores escalados para trazer os P-47D-40 em vôo

Ten. Cel. Nero Moura
Cap. Joel Miranda
Cap. Newton Lagares da Silva
Cap. Horácio Monteiro Machado
Cap. Theobaldo Antonio Kopp
Cap. Roberto Pessoa Ramos
1º Ten. Av. Álvaro Eustórgio de Oliveira e Silva
1º Ten. Av. Ismael da Motta Paes
1º Ten. Av. Josino Maia de Assis
1º Ten. Av. Luís Felipe Perdigão Medeiros da Fonseca
1º Ten. Av. Newton Neiva de Figueiredo
1º Ten. Av. Othon Corrêa Netto
1º Ten. Av. Rui Barbosa Moreira Lima
2º Ten. Av. Alberto Martins Torres
2º Ten. Av. Helio Langsch Keller
2º Ten. Av. José Rebelo Meira de Vasconcelos
2º Ten. Av. Léon Roussouliéres Lara de Araújo*
2º Ten. Av. Paulo Costa
2º Ten. Av. Pedro de Lima Mendes
2º Ten. Av. Renato Goulart Pereira

* piloto reserva

Escalas do traslado Kelly Field - Campo dos Afonsos

05/07/45 - Kelly Field (EUA) - Brownsville (EUA) em 2h20'
05/07/45 - Brownsville (EUA) - Vera Cruz (México) em 2h151
07/07/45 - Vera Cruz (México) - São José (Costa Rica) em 2h20'
07/07/45 - São José (Costa Rica) - Manágua (Nicarágua) em 1h40'
08/07/45 - Manágua (Nicarágua) - Albrook Field (Panamá) em 3h00' 
09/07/45 - Albrook Field (Panamá) - Maracaibo (Venezuela) em 2h50' 
09/07/45 - Maracaibo (Venezuela) - Curaçao (Ant. Holandesas) em 1h10' 
10/07/45 - Curaçao (Ant. Holandesas) - Piarco (Trinidad y Tobago) em 2h40'
11/07/45 - Piarco (Trinidad y Tobago) - Paramaribo (Guiana Holandesa) em 2h20'
11/07/45 - Paramaribo (Guiana Holandesa) - Amapá (Brasil) em 2h45'
12/07/45 - Amapá - Belém em 1h45'
13/07/45 - Belém - Fortaleza em 3h20'
13/07/45 - Fortaleza - Recife em 2h00'
14/07/45 - Recife - Salvador em 2h15'
15/07/45 - Salvador - Vitória em 2h35'
16/07/45 - Vitória - Rio de Janeiro em 1h40'

No Amapá houve um acidente de pouso entre os P-47 pilotados pelo Cap. Kopp e o Ten. Correa Netto.  Kopp fez um pouso curto enquanto Correa Netto, que pousou em seguida, fez um pouso longo, o que causou a colisão entre as aeronaves. As duas aeronaves ficaram retidas no Amapá, seus pilotos seguindo viagem no C-47. Em 16/07/45 os primeiros pilotos do 1º GAvCa pousavam no Campo dos Afonsos. Antes do pouso, porém, Nero Moura dera instruções para que, durante a passagem dos aviões à baixa altura sobre a cidade, fosse mantida uma altitude sempre superior à altura do "Edifício da Noite", então o edifício mais alto do Rio de Janeiro. Com exceção do avião de Nero Moura, todos os aviões passaram abaixo da altura determinada. O P-47 pilotado pelo Ten. Assis sofreu um vazamento de óleo já no Rio de Janeiro, obrigando-o a pousar antes dos demais.

Foram recepcionados, entre diversas outras autoridades, pelo Presidente Getúlio Vargas e pelo Ministro da Aeronáutica, Joaquim Pedro Salgado Filho, aos quais os pilotos foram apresentados um a um por Nero Moura. O USS General M. C. Meigs, transportando o restante dos pilotos e o escalão terrestre, chegou ao Rio de Janeiro em 18/07/45.

Oficiais Aviadores que retornaram da Itália no USS General M. C. Meigs

2º Ten. Av. Armando de Souza Coelho
2º Ten. Av. Danilo Marques Moura
2º Ten. Av. Diomar Meneses
2º Ten. Av. Fernando Correa Rocha
2º Ten. Av. Fernando Soares Pereyron Mocelin
2º Ten. Av. João Milton Prates
2º Ten. Av. Raimundo da Costa Canário
2º Ten. Av. Roberto Tormim Costa
Asp. Av. Fernando de Barros Morgado
Asp. Av. Jorge Maia Poucinha

Os pilotos que vieram voando dos EUA foram ao cais do porto encontrar-se com o restante do grupo e de lá partiram junto com as tropas de infantaria em desfile popular que tinha como destino a Praça Mauá, desfile esse que ficou conhecido como a "Parada da Vitória". Outros pilotos sobrevoaram o cais com 16 dos P-47 trazidos em voo dos EUA . Os membros do 1° GAvCa seguiram em viaturas abertas, logo atrás das tropas de infantaria da FEB, com o povo contido por cordões de isolamento.

"Mas, quando chegamos à Praça Mauá, não se conseguiu conter o entusiasmo do povo, que invadiu o cordão, entrando pelo meio dos soldados e avançando sobre as viaturas para nos abraçar, as moças pulando e nos beijando... Foi uma loucura! O desfile se transformou numa balbúrdia! Ninguém mais desfilou. Na passagem pela Presidente Vargas, onde estava erguido o palanque presidencial, já não havia mais ninguém formado, passamos no meio da multidão. Nem sei que fim levou o desfile. Depois da avenida, não me lembro de mais nada, nem sei para onde fui na viatura, se fui para casa...
Nero Moura, no livro "Um Voo Na História".