Durante a Campanha da Itália, o 1º Grupo de Caça da FAB operou baixo a seguinte subordinação:

Mediterranean Allied Air Force ( Gen. Ira Eaker )

Mediterranean Allied Tactical Air Force ( Gen. John K. Cannon )

12th Air Force ( Gen. Benjamin W. Chidlaw ).

XII Tactical Air Command ( Gen. Thomas Connel Darcy )

62rd Fighter Wing -  ( Gen. Robert Scott Israel )

350th Fighter Group ( Ten. Cel. Ariel W. Nielsen )

1º Grupo de Aviação de Caça ( Ten. Cel. Nero Moura )

Apesar da nomenclatura semelhante, o 'Group' americano e o 'Grupo' brasileiro eram unidades diferentes. Enquanto na USAAF um 'Group' era composto por determinado número de 'Squadrons', a mesma estrutura na FAB equivalia a um 'Regimento' composto por 'Grupos'. A tabela abaixo ajuda a compreender melhor essa diferença:

USAAFFAB
Wing Ala
Group Regimento
Squadron Grupo
Flight Esquadrilha

Normalmente um Fighter Group (Grupo de Caça) da USAAF era composto de três Fighter Squadrons (Esquadrões), cada um destes composto por quatro Flights (Esquadrilhas). O 350th Fighter Group passou a operar, portanto, com quatro esquadrões a partir da chegada dos brasileiros.

Por esse motivo nosso 1º Grupo de Aviação de Caça era conhecido pelos americanos como o 'First Brazilian Fighter Squadron' e não como o 'First Brazilian Fighter Group'. Nos dias atuais a organização da FAB segue o modelo americano, com o 1º Grupo de Aviação de Caça sendo composto pelo 1º Esquadrão (1º/1º - Esquadrão Jambock) e o 2º Esquadrão (2º/1º - Esquadrão Pif Paf).

Comandado pelo Ten. Cel. Nero Moura, o grupo de voo do 1º GAvCa era dividido em quatro esquadrilhas, compostas por aproximadamente 12 pilotos. Cada esquadrilha era composta por seis aeronaves, identificadas pelas letras A (Vermelha), B (Amarela), C (Azul) e D (Verde) pintadas sobre a carenagem do motor dos P-47 seguido do respectivo número de posição do piloto na esquadrilha. Esses números eram dados aos pilotos por ordem de antiguidade em serviço. Por exemplo, o código B1 (Cap. Av. Joel Miranda) identificava a aeronave como sendo a do líder da esquadrilha amarela. Já o código D4 identificava a aeronave do quarto piloto mais antigo da esquadrilha verde, no caso o então Ten. Av. Rui Moreira Lima. Caso houvesse necessidade de mais de quatro esquadrilhas no ar, as esquadrilhas extras recebiam o nome de outras cores (roxa, marrom, etc...)

O Maj. Nero Moura, Oficial Comandante do 1º GAvCa, e o Maj. Oswaldo Pamplona Pinto, Oficial de Operações, não se enquadravam em nenhuma esquadrilha. Seus caças possuíam como identificação apenas os números 1 e 2, respectivamente, pintados nas carenagens de seus aviões. A distribuição dos pilotos nas quatro esquadrilhas ocorreu ainda no Panamá e os pilotos voaram juntos desde então.

Líderes de Esquadrilha no Começo da Campanha

Esquadrilha Vermelha (A)
Cap. Av. Lafayette Cantarino Rodrigues de Souza (A1)
Cap. Av. Theobaldo Antônio Kopp (A2)

Esquadrilha Amarela (B)
Cap. Av. Joel Miranda (B1)
Cap. Av. Roberto Pessoa Ramos (B2)
 
Esquadrilha Azul (C)
Cap. Av. Fortunato Câmara de Oliveira (C1)
Cap. Av. Horácio Monteiro Machado (C2)

Esquadrilha Verde (D)
Cap. Av. Newton Lagares da Silva (D1)
1º Ten. Av. Josino Maia de Assis (D2)