Ainda que os instrutores do pessoal do 1º GAvCa na Flórida, no Panamá e nos EUA tenham sido pessoal da United States Army Air Force e, portanto, não pertencentes aos quadros do GAvCa, os instrutores tiveram papel de suma importância no preparo do Grupo para a Campanha da Itália e, por isso, são listados aqui. Houve, ainda, tal entrosamento entre instrutores americanos e seus alunos brasileiros que uma série de amizades perdurou após a guerra. Listamos alguns desses instrutores abaixo.
Gabriel Disosway nasceu em Pomona, California, EUA, em 11 de junho de 1910, filho de Elizabeth Forrest Disosway e Wilber Frotheringham Disosway. Era irmão de Ruth Disosway Allen. Casou-se em 01/05/1937 com Dorothy Ford, de Shreveport, Louisiana.
Terminou seus estudos secundários no Wichita Falls High School, em Wichita Falls, estado do Texas, graduando-se em 27/05/1927. Seguiu então para a Oklahoma University, de onde foi para a U.S. Military Academy, em West Point, em julho de 1929, formando-se e recebendo as divisas de 2º Tenente da Artilharia de Campo em junho de 1933. Matriculou-se na "Primary Flying School", em Randolph Field, Texas, de onde transferiu-se para a "Advanced Flying School" em Kelly Field, Texas, onde formou-se em 1934.
Carreira no AAC / USAAF / USAF
- Janeiro de 1935 - Pediu transferência da Artilharia de Campo para o AAC (Army Air Corps). O 71st Service Squadron e o 55th Pursuit Squadron, em Barksdale Field, foram os esquadrões nos quais Gabriel Disosway iniciou sua longa e brilhante carreira no AAC (futura USAF).
- Março de 1938 - Transferido para Randolph Field como instrutor de vôo primário, lá permanecendo até janeiro de 1942, servindo também como instrutor e comandante de vôo e estágio. De Randolph foi enviado a Lake Charles Field, Louisiana, como diretor de vôo.
- Junho de 1942 - Retornou a Randolph como diretor de treinamento.
- Janeiro de 1943 - Indicado para comandante da Bryan Army Air Base, Texas.
- Abril de 1943 - Enviado para o Panamá como comandante do 37th Fighter Group. Posteriormente foi comandante do 26th Fighter Command no Panamá e foi responsável pelo treinamento do 1º Grupo de Caça da Força Aérea Brasileira, enviado à Itália.
- Setembro de 1944 - Enviado à Ephrata Army Air Base, no estado de Washington, como Oficial Comandante.
- Janeiro de 1945 - Transferido para a China, como oficial de operações da 312th Fighter Wing. Durante missão de bombardeio, foi abatido atrás das linhas inimigas, perto de Xinxiang, onde escondeu-se por alguns meses com a ajuda dos habitantes locais.
- Maio de 1945 - Comandante do 311th Fighter Group até julho do mesmo ano, quando então foi promovido a comandante da 312th Fighter Wing.
- Agosto de 1945 - Nomeado Oficial de Ligação da USAAF junto ao Third Amphibious Marine Corps em Tietsin, China.
- Abril de 1946 - Volta aos EUA como Comandante Assistente do Barksdale Field, Louisiana.
- 1947 - Entrou para o Air War College em Maxwell Field, Alabama. Uma vez graduado, foi indicado para chefe da divisão de treinamento do Directorate of Training and Requirements, no quartel general da USAF, em Washington, D.C.
- Fevereiro de 1951 - Tornou-se diretor do Office of the Deputy Chief of Staff for Personnel, no quartel-general da USAF.
- Setembro de 1952 - Nomeado comandante do Air Training Command's Flying Training Air Force, baseado em Waco, Texas.
- 1957 - Assumiu o comando da 12th Air Force, com base em Ramstein, Alemanha.
- Janeiro de 1958 - Tornou-se comandante da Unidade de Operações Avançadas da USAFE (U.S. Air Forces in Europe), em Ramstein.
- Novembro de 1959 - Tornou-se comandante da "17th Air Force", também em Ramstein.
- Junho de 1960 - Designado como representante sênior da USAF na Divisão de Estudos e Ligação, Grupo de Avaliação de Sistemas de Armas, Gabinete do Secretário de Defesa (Pesquisa e Engenharia), nos EUA.
- 1961 - Promovido a Tenente-General e designado como Vice-Comandante do TAC (Tactical Air Command).
- Novembro de1962 - Tornou-se chefe do staff e operações no quartel-general da USAF.
- Agosto de 1963 - Assumiu o comando da U.S. Air Forces in Europe (USAFE), em Wiesbaden, Alemanha, onde permaneceu até 1º de agosto de 1965.
- Julho de 1965 - De volta aos EUA, assumiu em 1º de agosto do mesmo ano o comando do TAC (Tactical Air Command) em Langley Air Force Base, Virginia.
- Julho de 1968 - Passou para a reserva.
Durante seus 35 anos de serviço militar, foi condecorado com a Distinguished Flying Cross, Distinguished Service Medal, Legion of Merit com 2 clusters, Bronze Star Medal, Air Medal, Army Commendation Medal, American Defense Service Medal, American Campaign Medal com duas estrelas de bronze, Air Force Longevity Service Award Ribbon com cluster de prata e um de bronze, Cloud and Banner (China), Ordem do Yun Hui (China) e a Ordem do Cruzeiro do Sul (Brasil).
Após a passagem para a reserva exerceu a função de Vice-Presidente sênior da Ling-Temco Vought (LTV), em Dallas, Texas, fabricante de aeronaves lendárias como o A-7 Corsair II e F-8 Crusader, empresa na qual trabalhou até sua aposentadoria em 1978.
Uma vez aposentado, Gabriel Disosway e sua esposa mudaram-se para Shreveport, Louisiana, onde participaram de diversos clubes e associações. Gabriel Disosway também havia sido o chefe dos "Boy Scouts of America" (escoteiros) na Europa e recebeu o "Silver Beaver Award". Recebeu também o título de "Great Westerner" no "Oklahoma's Nation Cowboy Hall Of Fame". Participou do comitê que escolheu o local para a "United States Air force Academy", em Colorado Springs, estado do Colorado. Participou ainda do quadro de diretores da "Midwestern State University", em Wichita Falls, Texas. Em 2000, o Gen. Gabriel Disosway foi agraciado com o prêmio "Omar M. Bradley Spirit Of Independence", entregue anualmente no Shreveport's Independence Bowl Game.
Em 1973 Gabriel Disosway esteve no Brasil e o tradicional "Picadinho" de 6 de Outubro foi antecipado para 15 de setembro de modo que ele pudesse participar. Disosway deixou a seguinte mensagem no livro de atas:
To The Brazilian Fighter Group
None were better
None were braver
None ever did their country more honor
I am proud that I was part of them
They will always have following winds
Gabe DisoswayAo Grupo de Caça Brasileiro
Nenhum foi melhor
Nenhum foi mais bravo
Nenhum jamais honrou mais seu país
Tenho orgulho de ter feito parte deles
Eles sempre terão ventos favoráveis
Gabe Disosway
Disosway recebeu de seus amigos do 1º GAvCa um pergaminho gravado com as seguintes palavras:
"General Gabriel P. Disosway
Os rapazes do 1º Grupo de Caça, apesar dos 29 anos passados, nunca esqueceram o Cel. DISOSWAY que em Aguadulce, Panamá, vencendo as fronteiras da nacionalidade e da língua, conquistou o respeito e a amizade de todo o pessoal do Grupo, durante a fase de treinamento, com sua presença marcante e os incentivos que nunca nos regateou.
Tornamo-nos uma Unidade de Combate graças à vontade que tínhamos de o ser mas, sobretudo, graças à dedicação e ensinamentos que recebemos do senhor. Por isso tudo Gen. DISOSWAY, receba neste pergaminho o calor e a amizade dos companheiros e irmãos do 1º Grupo de Caça."
Em 1981 Gabriel Disosway recebeu o título de Jambock Honorário, sendo o primeiro a receber tal honraria e, por isso, é hoje o Jambock Honorário nº 1. Esteve novamente no Brasil em 1986, por ocasião da entrega da "Presidential Unit Citation" aos veteranos do 1º Grupo de Aviação de Caça por parte do governo dos EUA.
Gabriel Poillon Disosway faleceu em Shreveport, Caddo, Louisiana, na tarde de 23/02/2001, aos 90 anos, deixando sua esposa de 63 anos de casamento, os filhos Judith Disosway Malone e John Ford Disosway, seis netos e cinco bisnetos. Gabriel Disosway foi sepultado em 26 de fevereiro de 2001, com todas as honras militares, no Forest Park Cemetery, em Shreveport.
Nascido em 10 de maio de 1919, em Cheyenne, Wyoming, filho de Marguerite e Floyd John, casou-se com Ellen Elizabeth "Betty" Calvert em 10 de novembro de 1945, em Greeley, Colorado.
Ingressou na Força Aérea do Exército dos EUA em 1941, sendo comissionado como 2ºTenente e recebendo suas "Silver Wings" em março de 1942. Voou missões de patrulha e interceptação na Zona do Canal do Panamá, onde recebeu a missão de ajudar a organizar e treinar o 1º GAvCa. Também voou em combate no Teatro Europeu. Em 1945, deixou o serviço ativo e mudou-se para Salt Lake City, servindo como Oficial Comandante de um esquadrão da reserva da Força Aérea. Como civil, Delmore foi gerente de vendas e merchandising geral da George A. Lowe Company até 1965, quando foi chamado de volta ao serviço ativo na Força Aérea dos EUA e designado para o "Selective Service System" (SSS), sistema responsável pela seleção de pessoal militar em casos de emergência nacional. Por fim, foi nomeado Diretor Estadual do SSS de Utah. Delmore John se aposentou da Força Aérea dos EUA em 1979. Foi condecorado com a Air Medal, Selective Service Medal e U.S. Air Force Legion of Merit. A Força Aérea Brasileira homenageou-o concedendo-lhe as Asas da Força Aérea Brasileira e, em 03/06/1992, a Medalha Mérito Santos-Dumont.
Delmore John gostava de viajar, jogar golfe e fazer viagens de motor home com família e amigos e deu o nome de "Senta a Púa" à sua lancha particular, em homenagem a seus amigos do 1º Grupo de Caça. Esteve no Brasil em 1986, por ocasião da entrega da "Presidential Unit Citation" aos veteranos do 1º Grupo de Aviação de Caça por parte do governo dos EUA.
Delmore John faleceu em 21/08/2003, deixando sua esposa Betty Calvert John e os filhos Edward e Judee. Foi sepultado, com honras militares, na cidade de Murray, em Utah.